"Tenho dúvidas sobre a formatação jurídica, porque acho uma decisão muito forte, uma decisão monocrática de afastar um governador que foi eleito de forma democrática, afirma Silvio Costa Filho sobre decisão monocrática tomada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes
O presidente estadual do Republicanos e deputado federal por Pernambuco, Sílvio Costa Filho, falou com exclusividade ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios, a respeito dos últimos acontecimentos na Capital Federal, que foi palco de grande turbulência durante este domingo (09/01), com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadindo e depredando as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
Sílvio Costa definiu os atos promovidos em Brasília como uma afronta à democracia. "É um momento muito triste para o Brasil. Um momento desafiador que vive o país e não podemos aceitar esse comportamento", destacou o parlamentar, que afirmou ainda ter "certeza que todas as medidas deverão ser tomadas e que vão contar com o apoio do Congresso Nacional".
Para Sílvio Costa, todas as manifestações pacíficas são legítimas, independente da vertente política, porém, de acordo com o deputado, os atos promovidos neste domingo fogem totalmente da essência da democracia. "Esse tipo de procedimento, visto neste domingo, é um movimento que vai completamente contra a Constituição Brasileira e é um desrespeito a sociedade", ratificou.
Reuniões - O deputado confirmou que, na noite desta segunda-feira (09/01), deverá ocorrer uma reunião convocada pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP) e os líderes do Congresso Nacional. Além disso, Silvio informou que na próxima quarta-feira (11/01) ocorrerá reunião extraordinária do Congresso Nacional para apreciação do decreto de intervenção federal na área da segurança pública do Distrito Federal.
Governador do DF - Silvio elogiou o afastamento do secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Torres, porém demonstrou preocupação com a decisão monocrática tomada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, de afastar o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). "Tenho dúvidas sobre a formatação jurídica, porque acho uma decisão muito forte, uma decisão monocrática de afastar um governador que foi eleito de forma democrática. Acho que cabe uma reflexão sobre esse tipo de decisão", disse.
Ex-presidente - Para Silvio, o ex-presidente Jair Bolsonaro influenciou os movimentos antidemocráticos e não soube aceitar o resultado das eleições. "É na dificuldade que a gente conhece os homens. O que percebo é que a gente está vendo um ex-presidente Bolsonaro cada vez menor, perdendo o respeito da grande maioria da sociedade e das instituições", afirmou o deputado.
Governabilidade - O deputado ainda avaliou na oportunidade que o Governo Lula enfrentará desafios para garantir governabilidade e que precisará trabalhar com afinco para ampliar a base no Congresso Nacional. "Foram eleitos muitos radicais bolsonaristas nessa onda que tivemos nessa eleição de 2022 e prevejo que o primeiro semestre será muito duro, de muito embate político e institucional", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário